segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Por que aliar Mídia a Educação?


Hoje virou ponto comum nos debates sobre Educação a modernidade em que nossos alunos estão inseridos. Se antes os professores eram "arautos" das novidades hoje, se ele não acompanhar a evolução tecnológica e cultural vai se transformar em "Jornal de Ontem" com "Notícia de anteontem". 
 A velocidade com que as tecnologias avançam, impulsiona o educador a assumir uma nova postura que o coloque em atuação eficaz frente a esta nova realidade. E o Estado tem tentado, à sua maneira ( e apesar de suas limitações) promovere o acesso a estas novas tecnologias, seja através de Capacitações, seja através de programas como o PROINFO. é cada vez mais facilitado e hoje, é difícil imaginar qualquer atividade realizada sem elas.
A revolução tecnológica produziu uma geração de alunos que cresceu em ambientes ricos de multimídia, com expectativas e visão de mundo diferente de gerações anteriores; portanto, a revisão das práticas educacionais é condição para que possamos dar-lhes educação apropriada.
É claro que só a introdução de novas TICs na Escola não garante que teremos uma Educação de qualidade porém, a presença de novas tecnologias permeando o ensino vai tornar o ambiente educacional mais atraente para esses novos alunos, que não se contentam mais com apenas "saliva" e "giz".
Quando aliamos novas mídias ao conteúdo educaional estamos dando um novo matiz, um novo colorido e tornando  nossa aula mais atraente e o ato de aprender mais prazeiroso.

Krissanthy Fourakis 

Um comentário:

  1. Pois então, Krissanthy, concordo com você.
    No entanto, é um processo que passa muito pela conscientização do corpo docente, da equipe escolar como um todo.
    Muita gente tem preconceito. Na verdade, como não têm fluência tecnológica, ficam com medo de usar os recursos. Muitos nem conhecem os recursos. Não sabem o que podem fazer com o uso das TIC's.
    É necessária uma mudança de mentalidade. Isso com certeza será facilitado se nossos cursos de formação de professores/pedagogos estiverem antenados a essas possibilidades. Esperamos que sim.
    Precisamos quebrar esta resistêcia.
    Precisamos colocar na cabeça de nossos professores que não podem usar o DVD, o LIED somente para distrair os alunos sem objetivos educacionais.Infelizmente isso ainda ocorre.
    Estamos caminhando ... vamos fazer nossa parte e dar nosso exemplo, para que todas essas possibilidades realmente sejam exploradas em nossas escolas.
    Abraço,
    Marina

    ResponderExcluir