Hoje virou ponto comum nos debates sobre Educação a modernidade em que nossos alunos estão inseridos. Se antes os professores eram "arautos" das novidades hoje, se ele não acompanhar a evolução tecnológica e cultural vai se transformar em "Jornal de Ontem" com "Notícia de anteontem".
A velocidade com que as tecnologias avançam, impulsiona o educador a assumir uma nova postura que o coloque em atuação eficaz frente a esta nova realidade. E o Estado tem tentado, à sua maneira ( e apesar de suas limitações) promovere o acesso a estas novas tecnologias, seja através de Capacitações, seja através de programas como o PROINFO. é cada vez mais facilitado e hoje, é difícil imaginar qualquer atividade realizada sem elas.
A revolução tecnológica produziu uma geração de alunos que cresceu em ambientes ricos de multimídia, com expectativas e visão de mundo diferente de gerações anteriores; portanto, a revisão das práticas educacionais é condição para que possamos dar-lhes educação apropriada.
É claro que só a introdução de novas TICs na Escola não garante que teremos uma Educação de qualidade porém, a presença de novas tecnologias permeando o ensino vai tornar o ambiente educacional mais atraente para esses novos alunos, que não se contentam mais com apenas "saliva" e "giz".
Quando aliamos novas mídias ao conteúdo educaional estamos dando um novo matiz, um novo colorido e tornando nossa aula mais atraente e o ato de aprender mais prazeiroso.
Krissanthy Fourakis